É líder do Grupo de Pesquisa em Educação, Diversidade e Direitos Humanos (GPEDH). Possui graduação em Pedagogia, bacharelado em Comunicação Social, mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Presidente Prudente. É docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS) - Campus Coxim em regime de dedicação exclusiva, na área de metodologia e práticas de ensino. Tem experiência na área de educação, com foco nos seguintes temas: educação para diversidade, inclusão social, educação em prisões e formação e trabalho docente.
Link para acessar o Lattes: http://lattes.cnpq.br/9120851200345653
Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, Mestre em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS. Especialista em Desenvolvimento Empresarial - UNIDERP e Especialista em Políticas Sociais com ênfase no Território e na Família - UCDB. Licenciada em Pedagogia-FUCMT e Graduada em Administração -Estácio de Sá. Atuou como Diretora de Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul de out/2020 a Jan/2023. É professora nos cursos técnicos e nas pós-graduações no campus Dourados e professora no Mestrado de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação do IFMS. É integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (GEPES/OBEDUC/UNICAMP e do Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (GIEPES/UNICAMP). Atualmente atua como uma das líderes do Grupo de Pesquisa Educação, Diversidade e Direitos Humanos do IFMS.
Link para acessar o Lattes: http://lattes.cnpq.br/0851922340370673
Psicóloga, mestra e doutora em Educação (UFMS/CCHS), professora adjunta da UFMS/Campus do Pantanal (CPAN), atuando no curso de Psicologia e no Mestrado em Educação Social PPGE/CPAN/UFMS. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Cultura, Psicologia, Educação e Trabalho, em que pesquisa: 1. As determinações culturais da consciência e 2. Sociedade, violência e sistema punitivo.
Link para acessar o Lattes: http://lattes.cnpq.br/3981032272536106
Biólogo formado pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS/Dourados. Especialista em Metodologias e Gestão para Educação a Distância pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal - UNIDERP/Anhanguera. Mestre e Doutor em Ecologia e Conservação pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação - PPGEC da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS/Campo Grande. Atualmente é Coordenador de Inclusão e Diversidade (COIDI) do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul - IFMS.
Link para acessar o Lattes: http://lattes.cnpq.br/1028712892794914
Especialista em Diversidade Humana e Inclusão pela Uninter (2025), graduada em Processos Gerenciais pela Fadergs (2023) e Técnica em Administração pelo IFSul (2023). Cursando pós-graduação lato-sensu em Educação, Diversidade e Inclusão Social no IFMS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul.
Link para acessar o Lattes: http://lattes.cnpq.br/4113772732526028
Mestrando em Artes da Cena pela Escola Superior de Artes Célia Helena (ESCH), na turma especial do Laboratório em Artes e Mediação Cultural em parceria com a Escola Itaú Cultural, na linha de pesquisa em Processos Pedagógicos. Especialista em Psicodrama Psicoterapêutico pela UNIFIA (2024) e em Terapia Cognitivo-Comportamental pela UNIAMÉRICA (2023). Graduado em Psicologia pela Universidade Santa Úrsula (USU, 2020). Possui formação concluída em Psicodrama Psicoterapêutico (Nível I) e está em formação em Psicodrama Didata (Nível II) pela Viver Mais Psicologia. Atua como psicólogo clínico (CRP 05/62573), com foco em atendimentos individuais e grupais relacionados a questões de ansiedade, depressão e racismo. Foi reconhecido com o Prêmio Guerreiro Ramos no 24 Congresso Brasileiro de Psicodrama. Desenvolve pesquisas no campo do Teatro Experimental do Negro, Psicodrama e Relações Étnico-Raciais, com ênfase na valorização da identidade preta e na implementação de intervenções antirracistas. É membro do Grupo de Pesquisa em Educação, Diversidade e Direitos Humanos (GPEDH) do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS).
Link para acessar o lattes: http://lattes.cnpq.br/8220704961230107
É Socióloga e Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Servidora do Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN/MJSP) e Pesquisadora do FOCUS (Grupo de Pesquisa sobre Educação, Instituições e Desigualdade) na FE/UNICAMP. Suas pesquisas focalizam os seguintes temas: formação de Redes no Congresso Nacional, Educação em Prisões, Execução Penal, Segurança Pública e Crime Organizado, Gestão e Políticas para o Sistema Prisional.
Link para acessar o Lattes: http://lattes.cnpq.br/0407959650063059
Graduado em Licenciatura em Química pelo Instituto Federal do Mato Grosso do Sul (IFMS) campus Coxim (2024). É integrante do Grupo de Pesquisa Educação, Diversidade e Direitos Humanos (GPEDH), no qual participa de projetos de pesquisa e extensão voltados à diversidade no contexto educacional.
Link para acessar o lattes: https://lattes.cnpq.br/1453625887858657
Graduada em Licenciatura em Química pelo Instituto Federal do Mato Grosso do Sul (IFMS) campus Coxim (2024), pós-graduada (Lato Sensu) em Educação Especial pela Faculdade IBRA de Minas Gerais, cursando pós-graduação em Educação, Diversidade e Inclusão Social (IFMS). É integrante do Grupo de Pesquisa Educação, Diversidade e Direitos Humanos (GPEDH). Participa do Projeto de Extenção Asas da Leitura: Práticas Literárias como Processo de Socialização, Cultura e Exercício da Cidadania, voltado a remição da pela pela leitura para pessoas privadas de liberdade.
Link para acessar o lattes: https://lattes.cnpq.br/5059744574954710
Graduação em Comunicação Social - Habilitação em Relações Públicas pela Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP (1999) e Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus do Pantanal - UFMS/CPAN (2017); Pós-Graduação na Especialização em Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica - IFMS (2018); Mestra em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus do Pantanal - PPGE/UFMS (2020); Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Cultura, Psicologia, Educação e Trabalho - GEPCPET/UFMS (2017); Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia e Educação - GEPPE/UFMS (2022); Membro do Grupo de Pesquisas Educação, Diversidade e Direitos Humanos - GPEDH/IFMS (2022); Coordenadora de Projetos Sociais do Conselho Municipal Antidrogas de Corumbá/MS - COMAD Corumbá/MS (2018); Coordenadora do Projeto de Extensão - Práticas Educativas Multidisciplinares - UNEI Pantanal; Docente efetiva da Educação Básica - REME Corumbá/MS. Atualmente exerce a função de Assessora Técnico-Pedagógica e Membro da Comissão de Licitação da Secretaria Municipal de Corumbá/MS (SEMED). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Práticas Educativas.
Link para acessar o lattes: http://lattes.cnpq.br/8010753704817889
É graduada, Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia, especialista em educação a distância pela Faculdade FINOM e em Informática na Educação pela Faculdade Única. Possui experiência nos cursos de graduação em pedagogia, história e geografia, PROEJA, Procedimentos Básicos para o Atendimento Educacional Especializado (AEE) na rede de Educação Profissional e Tecnológica, na modalidade a distância. Trabalhou como professora tutora na Universidade de Uberaba, e também como professora tutora na Universidade Federal de Uberlândia-UFU. Publicou material didático para cursos de pedagogia, história e geografia à distância. Participou na gestão de projetos e pesquisas como consultora na Secretaria de Educação Tecnológica, Rede e-Tec Brasil. Possui experiência em Supervisão Escolar no Município de Uberlândia e Professora de Educação Infantil na Escola de Aplicação da Universidade Federal de Uberlândia- ESEBA. Atualmente é docente do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro, nos curso de: Ensino Médio Integrado, Licenciatura em Computação e também no Curso de Especialização e Tecnologias, Mídias, Linguagens e Educação. Participa do Núcleo de Estudos Afro Brasileiros e Indígenas e também do Grupo de Estudos em Avaliação das Aprendizagens-UFU. É docente orientadora do Programa de Residência Pedagógica do Instituto Federal do Triângulo Mineiro.
Link para acessar o lattes:lattes.cnpq.br/3197782505362208
Possui graduação em Licenciatura Português e Inglês e suas Literaturas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2004). Pós Graduado em Educação, Pobreza e Desigualdade Social pela UFMS e Mestrado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Atualmente é Doutorando em Estudos de Linguagens pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Atualmente é professor do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul. Tem larga experiência na área de Ensino de Línguas, com ênfase em Língua Inglesa, sendo que além da Graduação possui Cursos desde o Básico até o Pós-Avançado e Certificado de Proficiência pela Universidade de Londres e Curso de Metodologia pela Southern Illinois University.
Link para acessar o Lattes: http://lattes.cnpq.br/9890048362655153