Acompanhe as notícias do GPEDH.
GPEDH encerra 1º semestre de 2025 com balanço positivo e debates enriquecedores
O GPEDH (Grupo de Pesquisa em Educação em Direitos Humanos) finalizou as atividades do primeiro semestre de 2025 no dia 19 de julho, marcando um período de intensos debates e enriquecedoras reflexões. O semestre foi marcado por uma série de encontros que abordaram temas importantes como inclusão, diversidade, cultura de paz, questões raciais, de gênero e LGBTQIAP+, e a importância da educação em direitos humanos para a construção de uma sociedade mais justa.
Ao longo dos últimos meses, o GPEDH teve a honra de receber diversos especialistas e pesquisadores de renome, que contribuíram com suas vivências e conhecimentos. As discussões abrangeram desde narrativas sobre preconceito no ambiente escolar e a docência em educação física sob uma perspectiva inclusiva, até a valorização das religiosidades de matriz africana e complexas análises sobre raça, classe e poder no cinema. Cada encontro reafirmou o compromisso do grupo com a promoção de uma educação libertadora e engajada com as transformações sociais.
Ao longo do semestre, contamos com a participação:
A Prof.ª Cátia Silvana da Costa, do IFSP Campus Bauru, ministrou uma palestra e debate sobre "Inclusão, Diversidade e Cultura de Paz na Docência em Educação Física".
A escritora Maria Helena Raimundo conduziu uma palestra provocadora, inspirada em seu livro "Vamos fazer macumba? Conversando sobre as religiosidades de Matriz Africana".
O Professor Doutor Manuel Medina, da University of Louisville, promoveu um debate instigante sobre o artigo "Identidad y resistencia en 'A tus espaldas' de Tito Jara". A discussão abordou as complexidades da representação de raça, classe e poder no cinema, levantando questões cruciais sobre decolonização e resistência dos povos subalternizados.
O Prof. Dr. Paulo Henrique Leal, do IFSP - Campus Piracicaba, compartilhou suas "Vivências e possibilidades com estudantes na, para e a partir da Educação em Direitos Humanos: inclusão, diversidades de gênero, étnico-raciais e justiça social".
Encerrando o ciclo de rodas de conversas, o Prof. Dr. Daniel Teixeira Maldonado, docente do IFSULDEMINAS, discutiu a "Educação Física escolar em uma perspectiva libertadora: caminhos para uma prática político-pedagógica de resistência".
A avaliação das atividades realizadas, feita neste último encontro, reforçou o impacto positivo dos debates e a rica troca de experiências entre os participantes. Com a programação do calendário e temáticas para o segundo semestre de 2025 já em andamento, o GPEDH se prepara para continuar sua jornada de pesquisa e extensão.
Registros de alguns encontros:
Asas da Leitura leva livros e esperança para o Estabelecimento Penal de Coxim
Em mais uma ação do projeto de extensão "Asas da Leitura: práticas literárias como processo de socialização, cultura e exercício da cidadania", o GPEDH realizou uma importante doação de livros para o Estabelecimento Penal Masculino de Coxim/MS. A iniciativa visa ampliar o acesso à leitura e à cultura para pessoas privadas de liberdade, contribuindo para a ressocialização e o exercício da cidadania.
O projeto é realizado por integrantes do GPEDH e estudantes do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) e conta com a parceria de professores e estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) Campus Coxim, e do tem como objetivo principal promover rodas de leitura e escrita dentro do estabelecimento penal. Através da leitura de obras literárias, científicas ou filosóficas, os custodiados podem reduzir sua pena, conforme previsto em lei.
A leitura é uma ferramenta importante para o desenvolvimento pessoal e social. Ao ter acesso a diferentes obras, os participantes do projeto podem ampliar seus conhecimentos, desenvolver o senso crítico e fortalecer o vínculo com a sociedade. Além disso, a leitura promove a empatia, a reflexão e o autoconhecimento, elementos essenciais para a ressocialização.
O projeto "Asas da Leitura" não beneficia apenas os custodiados. Os estudantes da UFMS e IFMS que participam da iniciativa também têm muito a ganhar. Ao vivenciarem essa experiência, eles desenvolvem habilidades como leitura literária, análise crítica e correção de textos, além de ampliar sua visão sobre inclusão social e cidadania.
Doação de livros em 26/07/24
Doação de livros em 25/10/24
1º Ciclo de Palestras de palestras do GPEDH: um sucesso!
Em setembro de 2024, o GPEDH realizou com grande sucesso a primeira edição do ciclo de palestras “Desafios para a inclusão social no contexto educacional”. O evento virtual reuniu um público diverso e engajado em torno de discussões essenciais sobre diversidade e inclusão na escola.
Com uma programação rica e abrangente, o ciclo contou com a participação de renomados especialistas:
Dia 06/09: A Profa. Dra. Shirley Vilhalva (UFMS) abordou a complexa questão da inclusão do indígena surdo na educação, destacando os desafios da acessibilidade.
Dia 25/09: A Profa. Me. Will Paranhos (UERJ) provocou reflexões sobre como incluir as diferenças na escola, questionando os padrões normativos e buscando novas formas de convivência.
Dia 26/09: A Profa. Me. Fernanda Figueiredo (IFNMG) apresentou a educação afrotransgressora como um caminho para superar as desigualdades e construir uma escola mais justa e democrática.
As palestras geraram debates intensos e enriquecedores, demonstrando a importância de aprofundarmos a discussão sobre diversidade e inclusão em todos os espaços educativos.
Agradecemos a todos que participaram! As inscrições superaram nossas expectativas, com mais de 555 inscrições de diversas regiões do país. Os feedbacks dos participantes foram muito positivos, destacando a relevância dos temas abordados e a qualidade das palestras.
A perspectiva é que o evento seja realizado anualmente, e já estamos trabalhando para a próxima edição. Acompanhe nossas ações pelo site ou pelas redes sociais, no canal do instagram: clique aqui
Abertura e Palestra da Profa. Shirley Vilhalva (UFMS)
Palestra da Profe. Will Paranhos (UERJ)
Palestra da Profa. Fernanda Figueiredo (IFNMG)
Encerramento
Ciclo de Palestras abordará inclusão no contexto educacional
O GPEDH promoverá nos meses de agosto de setembro de 2024, a primeira edição do Ciclo de Palestras "Desafios para a inclusão social no contexto educacional". Realizado de forma virtual, o evento é aberto a todas as pessoas interessadas. Serão transmitidas quatro palestras pelo canal da instituição.
Com a participação de profissionais e pesquisadores de diferentes instituições de ensino, as palestras abordarão temas como raça, etnia, gênero, cultura, orientação sexual, identidade de gênero e deficiência, com ênfase na diversidade, bem como nos desafios para combater o preconceito e a discriminação no ambiente educacional.
"Será a oportunidade de trocarmos ideias e saberes com especialistas de diferentes áreas, e assim ampliar nosso repertório sobre o tema, de forma que resulte em ações e práticas inclusivas no contexto escolar”, destaca Gesilane Maciel José, uma das coordenadoras do grupo de pesquisa que organiza o evento.
Registrado no Edital n° 099/2023, o evento é promovido pelo Grupo de Pesquisa Educação, Diversidade e Direitos Humanos (GPEDH), formado por estudantes, professores e técnicos-administrativos do IFMS, além de participantes da comunidade externa.
Professora do Campus Coxim e uma das idealizadoras e coordenadoras do GPEDH, Gesilane Maciel José destaca que a instituição tem o desafio de criar diferentes ações e práticas pedagógicas voltadas à inclusão, promoção da diversidade e valorização dos direitos humanos.
"Inclusive as próprias Diretrizes Curriculares apontam que a escola tem como dever o ‘reconhecimento e atendimento da diversidade e de diferentes nuances da desigualdade e da exclusão na sociedade brasileira’. Por meio dos encontros virtuais, teremos a oportunidade de trocar ideias e saberes com especialistas de diferentes áreas, e assim ampliar o repertório dos participantes sobre o tema, de forma que resulte em ações e práticas inclusivas no contexto escolar”.
Para inscrições e demais informações, clique aqui.
Integrantes do GPEDH publicam o Livro Prisões, Violência e Sociedade: Saberes em Perspectivas - volume II na UFJF-MG
No dia 06 de dezembro de 2023, ocorreu a cerimônia de lançamento do livro “Prisões, Violência e Sociedade: Saberes em Perspectivas” - volume II, no Instituto de Ciências Humanas (ICH) da Universidade Federal de Juiz de Fora - Minas Gerais, durante o VII Seminário Internacional de Pesquisa em Prisão.
A obra foi organizada pela Profa. Dra. Gesilane Maciel José (líder do GPEDH), em parceria com a pesquisadora Dra. Eli Narciso Torres (Unicamp/Universidade NOVA de Lisboa) e Dra. Maria João Leote de Carvalho (Universidade NOVA de Lisboa).
A obra se propõe a evidenciar os "saberes em diferentes perspectivas" que pesquisadores identificam na complexa discussão sobre justiça e segurança pública no Brasil, pautado pela garantia dos direitos humanos.
A obra pode ser adquirida no site da Editora CRV (Clique aqui). O livro também está disponível em formato de e-book no próprio site da Editora, com acesso gratuito.
Integrantes do GPEDH participaram do VII Congresso Internacional de Direitos Humanos de Coimbra: uma visão transdisciplinar (Coimbra/Portugal)
Nos dias 10 a 12 de outubro de 2023, aconteceu o VII Congresso Internacional de Direitos Humanos de Coimbra: uma visão transdisciplinar (Coimbra/Portugal). O evento foi realizado pelo Ius Gentium Conimbrigae, o Centro de Direitos Humanos sediado na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.
A proposta deste evento acadêmico internacional é fomentar a construção de ideias e o desenvolvimento de teorias científicas, a partir de uma perspectiva multidisciplinar e crítica das ciências sociais e jurídicas.
Integrantes do GPEDH apresentaram trabalhos relacionados a educação em prisões e políticas penais. São eles:
Educação em prisões: legislações, ações e contradições no sistema de justiça criminal (Eli Torres).
GPEDH e a formação de conhecimento em diversidade e direitos humanos para o sistema prisional brasileiro (Rozana Pereira).
Para mais informações sobre o evento, clique aqui.
Pesquisadores e estudantes do GPEDH tem realizado estudos coletivos sobre o tema da Diversidade
Desde o ano de 2022, o GPEDH tem realizado estudos coletivos, contando com a participação de professores, estudantes e técnicos, tanto do IFMS como de outras instiuições e universidades.
Os estudos voltam-se aos aspectos epistemológicos, teóricos e conceituais da diversidade, considerando as múltiplas expressões culturais, sociais, étnico-raciais, geracionais, de gênero e demais diferenças presentes na sociedade.
Os encontros acontecem a cada três semanas, aos sábados, das 9h30 às 11h, via Google Meet. Os interessandos em participar, podem entrar em contato com o grupo pelo e-mail: grupo gpedh@gmail.com ou pelo nosso site, no campo "contato".
Foto 1: Encontro do grupo - 26/08/23
Foto 2: Encontro do grupo - 05/08/23
Pesquisadores e estudantes do GPEDH participam do III Congresso Ibero-americano de Educação, Sociedade e Cultura
Pesquisadores e estudantes de graduação participaram do III Congresso Ibero-americano de Educação, Sociedade e Cultura, o III Colóquio Internacional Educação e Interculturalidade e a X Jornada de Políticas Públicas e Gestão Educacional, realizado nos dias 20 a 22 de julho de 2023.
O evento foi organizado pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), em regime de co-organização com a Universidade de Salamanca (USAL/Espanha), Universidade Católica de Manizales (UCM/Colômbia), Universidade Regional de Blumenau (FURB), Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade Federal do Rio Grande (FURG), com o apoio e parceria de uma rede de outras instituições, grupos de pesquisa, organizações estudantis e movimentos sociais.
O objetivo do evento é de congregar a comunidade acadêmica e científica para debater e compartilhar pesquisas, estudos e experiências de Educação Intercultural, suas histórias, filosofias, políticas e práticas desenvolvidas nas comunidades acadêmicas, científicas e movimentos sociais das sociedades ibero-americanas.
O Grupo participante apresentou três trabalhos relacionados ao Projeto de Pesquisa desenvolvido a respeito da diversidade no contexto do IFMS. Participaram os professores Gesilane Maciel, Rozana Pereira e Flávio Felix, a técnica Michele Nakazato e os estudantes da Licenciatura em Química - Campus Coxim Guilherme da Silva e Maria da Silva Romano.
Para conhecer os trabalhos apresentados, clique aqui
GPEDH participa de Congresso Internacional de Direitos Humanos com apresentação sobre o Grupo de Pesquisa
Nos dias 08 a 11 de novembro de 2022, aconteceu o XIX Congresso Internacional de Direitos Humanos - Direitos Humanos, Conflitos e Paz, realizado de maneira híbrida pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), com a parceria do Instituto de Direitos Humanos de Mato Grosso do Sul – José do Nascimento (IDHMS-JN), da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e o apoio de várias Instituições públicas e privadas afinadas com os direitos humanos.
O evento tem como objetivo ampliar o intercâmbio entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros que possuam a preocupação com a concretude aos direitos humanos.
O GPEDH teve a oportunidade de divulgar as ações desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa, por meio de apresentação de trabalho, intitulado "O ideal coletivo e o desenvolvimento humano: reflexões do Grupo de Pesquisa Educação, Diversidade e Direitos Humanos, de autoria de Michele Nakazato, Gesilane Maciel e Rozana Pereira.
Para conhecer esse trabalho, clique aqui.
Foto: Apresentação do trabalho
GPEDH participa da 2ª Edição do SEMPOG - Seminário de Pós-Graduação/IFMS com Mesa Temática
O 2º SEMPOG - Seminário de Pós-Graduação do IFMS teve sua 2ª edição entre os dias 13 e 16 de setembro de 2022, com o tema "Veredas que se bifurcam: percursos e entrecruzamentos da Pós-Graduação em Mato Grosso do Sul".
O GPDH participou do evento com a promoção da Mesa Temática "Educação, Diversidade e Direitos Humanos", sob coordenação das Professoras Geisa Maciel (IFMS), Rozana Pereira (IFMS), Beatriz Flandoli (UFMS) e Eli Torres (Unicamp).
A Mesa contou com a apresentação de 16 resumos e 8 trabalhos completos.
Para acessar os anais do evento e conhecer os trabalhos apresentados, clique aqui.
Foto 1: Mesa Temática
Foto 2: Mesa Temática
GPEDH participa da 1ª Edição do SEMPOG - Seminário de Pós-Graduação/IFMS com Mesa Temática
Nos dias 10 a 12 de novembro de 2021, o GPEDH participou do SEMPOG - Seminário de Pós-Graduação do IFMS com a Mesa Temática: Educação Geral, Direitos Humanos e Diversidade no Ambiente Escolar, sob a coordenação das Professoras Gesilane Maciel (IFMS), Rozana Pereira (IFMS) e Beatriz Flandoli (UFMS).
Nesta primeira edição, o evento foi realizado totalmente no modo virtual, por meio do uso de plataformas digitais em consonância com as adaptações e diretrizes acadêmicas estabelecidas em virtude da Pandemia de COVID-19.
O SEMPOG tem como como objetivo promover uma articulação das pesquisas desenvolvidas e em desenvolvimento no âmbito da Pós-Graduação no IFMS e nos diversos setores acadêmicos de Mato Grosso do Sul. A temática desta primeira edição foi: Espaços de experiências e horizontes de expectativas: cenários e trajetórias de pesquisas no âmbito da pós-graduação em Mato Grosso do Sul.
A Mesa contou com a apresentação de 17 resumos e 3 trabalhos completos.
Acesse o link dos anais do evento e conheça os trabalhos apresentados: clique aqui
Foto 1: Mesa Temática
Foto 2: Mesa Temática