Confira os artigos e livros já publicados por integrantes do GPEDH, relacionados a grupos minorizados, diversidade e direitos humanos.
Estratégias pedagógicas inclusivas no ensino de química para estudantes com TDAH
Autoria: Maria da Silva Santos Romano e Gesilane Maciel José
Obra: Diversidade e Inclusão: avanços, pesquisas e práticas transformadoras (Org. Liliane Pereira de Souza). Campo Grande: Inovar, 2024, p. 110-131.
Educação de jovens e adultos e ressocialização no ambiente prisional: reflexões a partir do Vigiar e Punir
Autoria: Lucas Paulo Nascimento; David Pereira; Carlos Silveira, Gesilane José, José Bento Junior e Marcelo Sousa.
Obra: Direito e Sociedade: reflexões teóricas e práticas - volume II (Org. Fernanda Analú Marcolla, Giovane Fernando Medeiros, Sabrina Lehnen Stoll). Curitiba/PR: Bagai, 2024, p. 105-120.
Criminalização da pobreza: um retrato do sistema penitenciário brasileiro.
Autoria: Gesilane de O. Maciel José.
Obra: Prisões, Violência e Sociedade: Saberes em Perspectivas - volume II (Org. Eli Narciso Torres, Gesilane Maciel José e Maria João Leote de Carvalho). Curitiba/PR: CRV, 2023, p. 53-82.
"Nunca fui bom com as palavras ou com leitura": os impactos da leitura na voz dos encarcerados.
Autoria: Beariz Rosália G. X. Flandoli, Victoria Beattriz da S. P. Moreira, Maria de Fátima de S. Moreno, Jeane da Silva B. R. Correia, Miguel Barthiman dos Santos.
Obra: Prisões, Violência e Sociedade: Saberes em Perspectivas - volume II (Org. Eli Narciso Torres, Gesilane Maciel José e Maria João Leote de Carvalho). Curitiba/PR: CRV, 2023, p. 53-82.
A institucionalização da inteligência penitenciária nacional e o enfrentamento às organizações criminosas no Brasil
Autoria: Eli Narciso da Silva Torres.
Obra: Prisões, Violência e Sociedade: Saberes em Perspectivas - volume II (Org. Eli Narciso Torres, Gesilane Maciel José e Maria João Leote de Carvalho). Curitiba/PR: CRV, 2023, p. 53-82.
Os sentidos das práticas educativas para os adolescentes em conflito com a lei.
Autoria: Micheline Sant'Anna e Beatriz Flandoli.
Obra: Cultura escolar em perspectiva democrática: saberes e práticas (Org. Fabiano Quadros Rückert e Jorge Luis Mazzeo Mariano). Campo Grande/MS: UFMS, 2022, v. , p. 08-374.
Leis nº 10.639/03 e nº 11.645/08: a obrigatoriedade da educação étnico racial na Base Nacional Comum Curricular com destaque na disciplina de história no ensino fundamental.
Autoria: A. G. A. Almeida e Micheline M. dos S. Sant'Anna.
Obra: I Seminário Internacional de Educação, Direitos Humanos e Cidadania (Org. Ana Maria de Barros et al. Maceió/AL: Olyver, 2022, v. , p. 1-1599.
O ensino da arte e da cultura a partir da iconografia indígena kadiwéu nas artes visuais sul mato-grossenses.
Autoria: E. P. A. Silva e Beatriz Rosália Gomes Xavier Flandoli.
Obra: Temas e práticas em educação social no estado de Mato Grosso do Sul (Org. Bárbara Amaral Martins; Fabiano Quadros Rückert, Fabiano Antônio Santos (Org.). Curitiba: CRV, 2020, v. 01, p. 265-280.
Narrativas sobre função e formação do professor que atua entre os muros e grades da prisão.
Autoria: Gesilane Maciel José e Yoshie Ussami Ferrari Leite.
Obra: Narrativas (auto)biográficas em diálogos: políticas, formação e práticas. (Org. Yoshie Usssami Ferrati Leite et al). Curitiba: CVR, 2019.
Oferta educacional em prisões no Brasil: entre a norma e a realidade.
Autoria: Gesilane Maciel José.
Obra: Direitos Humanos: visão multidisciplinar contemporânea (Org. Christopher Scapinelli). Rio de Janeiro: Autografia, 2018.
Racionalidade política e questão penal: contribuições foucaultianas para uma crítica do presente.
Autoria: Carolina Bessa Ferreira de Oliveira, Eli Narciso Torres e Osmar Torres.
Obra: Prisões, violência e sociedade (Org. Eli Narciso Torres e Gesilane de O. Maciel José). Jundiaí: Paco, 2017.
Observatório da violência e sistema prisional: relatos de uma trajetória.
Autoria: Gesilane Maciel José; Eli Narciso Torres e Beatriz Rosália Gomes Flandoli.
Obra: Prisões, violência e sociedade (Org. Eli Narciso Torres e Gesilane de O. Maciel José). Jundiaí: Paco, 2017.
O Estado penal e a organização criminosa "Primeiro Comando da Capital - PCC" no Brasil.
Autoria: Mônica Leimgruber e Eli Narciso Torres.
Obra: Prisões, violência e sociedade (Org. Eli Narciso Torres e Gesilane de O. Maciel José). Jundiaí: Paco, 2017.
Ações educacionais nas prisões e a garantia de direito aos indivíduos privados de liberdade.
Autoria: Maria de Fátima de Souza Moreno e Beatriz Rosália Gomes Xavier Flandoli.
Obra: Prisões, violência e sociedade (Org. Eli Narciso Torres e Gesilane de O. Maciel José). Jundiaí: Paco, 2017.
"Pro dia nascer feliz": a educação escolar na perspectiva de alunos em privação de liberdade.
Autoria: Eli Narciso Torres e Antônio Carlos do Nascimento Osório.
Obra: Educação em espaços de privação de liberdade (Org. Carla Poennia Gadelha Soares e Tania Vicente Viana). Jundiaí: Paco, 2016.
Relatos de experiências educacionais do "Observatório da violência e sistema prisional.
Autoria: Gesilane Maciel José.
Obra: O trabalho de grupos de estudo e pesquisa na construção do pensamento científico (Org. Larissa Montiel, Telma Vaz e Thiago Alves). Curitiba: CRV, 2016.
Desenvolvimento humano: reflexões do Grupo de Pesquisa Educação, Diversidade e Direitos Humanos - GPEDH
Autoria: Rozana Carvalho Pereira, Gesilane de Oliveira Maciel José e Michele Nakazato
Revista Foco, Curitiba (PR)| v.17.n.1|e4067| p.01-16 |2024
Disponível em:https://ojs.focopublicacoes.com.br/foco/article/view/4067
O lugar das práticas de socialização no cárcere: caminhos educacionais que permeiam o conflito e a resistência pedagógica.
Autoria: Gesilane de O. Maciel José e Yoshie Ussami Ferrari Leite.
Revista Cocar, v. 15, p. 1-23, 2021.
Disponível em: periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4404
Diagnóstico da política de educação em prisões no Brasil (2020): o desafio da universalização.
Autoria: Eli Narciso Torres, Timothy D. Ireland e Susana Inês de Almeida.
Revista Eletrônica de Educação, v. 15, p. 1, 2021.
Disponível em:www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4696
Vozes do cárcere: a prática literária e a redução de pena pela leitura na perspectiva de pessoas privadas de liberdade.
Autoria: Eli Narciso da Silva Torres, Gesilane de Oliveira Maciel José e Miguel Barthiman dos Santos.
Plurais: Revista Multidisciplinar da UNEB, v. 6, p. 92-115, 2021.
Disponível em: www.revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/10230
Editorial do Dossiê: Mulheres e grupos específicos no sistema penitenciário.
Autoria: Eli Narciso Torres e Gesilane de Oliveira Maciel José.
Revista Brasileira de Execução Penal, v. 2, p. 9-12, 2021.
Disponível em: rbepdepen.depen.gov.br/index.php/RBEP/issue/view/rbepv2n2
Formação de professores que atuam na educação de jovens e adultos em espaços de privação de liberdade.
Autoria: Gesilane de Oliveira Maciel José e Yoshie Ussami Ferrari Leite.
Humanidades & Inovação, v. 8, p. 298-311, 2021.
Disponível em: revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/5110
A máquina de contar dias é a mesma de moer gente: educação, remição de pena e a dinâmica penitenciária.
Eli Narciso Torres.
Educação e Cultura Contemporânea, v. 17, p. 168-191-191, 2020.
Disponível em: http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/view/6988/47966787
Educação Básica em Prisões no Brasil: entre avanços e desafios.
Autoria: Gesilane de Oliveira Maciel José e Yoshie Ussami Ferrari Leite.
Revista Brasileira de Execução Penal - RBEP, v. 1, p. 33-58, 2020.
Disponível em: rbepdepen.depen.gov.br/index.php/RBEP/article/view/Artigo2
Trabalho docente em espaços prisionais: valorização e condições de trabalho.
Autoria: Gesilane de O. Maciel José e Yoshie Ussami Ferrari Leite.
Educação e Cultura Contemporânea, v. 17, p. 146-167, 2020.
Disponível em: periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/view/7058/47966708
A remição de pena pelo estudo no congresso nacional: militância, lobbies e redes para a aprovação do dispositivo jurídico no Brasil.
Autoria: Eli Narciso Torres e Osmar Torres.
Imagens da Educação, v. 1, p. 1, 2019.
Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ImagensEduc/article/view/44306
Docência no sistema penitenciário: o que as narrativas de professores revelam sobre a educação de adultos privados de liberdade.
Autoria: Gesilane de O. Maciel José e Eli Narciso Torres.
Reflexão e Ação (versão eletrônica), v. 27, p. 56-76, 2019.
Disponível em: online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/12626
Vidas Negras: um panorama sobre os dados de encarceramento e homicídios de jovens negros no Brasil.
Autoria: Eli Narciso Torres, Carolina F. de Oliveira Bessa e Osmar Torres.
Revista Trama Interdisciplinar, v. 9, p. 86-106, 2018.
Disponível em: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/11098/7445
Desigualdade e juventude na abordagem sócio-histórica: um breve debate sobre políticas de ação afirmativa.
Autoria: Fernanda de Figueiredo Costa Leiras, Josiane Peres Gonçalves e Beatriz Rosália Gomes Xavier Flandoli.
Revista de Educação Educere et Educare (versão eletrônica), v. 13, p. 18.553-74700-1-24, 2018.
Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/18553/13166
Prisão, Educação e Remição de pena no Brasil
Eli Narciso Torres
Editora Paco
Ano 2019
Acesso: Clique aqui
Prisões, violência e sociedade: debates contemporâneos
Eli Narciso Torres e Gesilane Maciel (Org.)
Editora Paco
Ano 2017
Acesso: Clique aqui
Prisões, violência e sociedade: saberes em perspectivas
Eli Narciso Torres, Gesilane Maciel e Maria João Leote de Carvalho (Org.)
Editora CRV
Ano 2023
Acesso: Clique aqui
E-book Estratégias didáticas para estudantes com TDAH
Maria da Silva Santos Romano e Gesilane Maciel e Maria João Leote de Carvalho
Editora do autor
Ano 2024
Acesso: Clique aqui