Confira alguns dos projetos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos pelo GPEDH.
Aprovado no Edital 103/2023 - Propi/IFMS
Período de execução: 13/11/2024 a 20/02/2025
Coordenação: Berinaldo Bueno
Equipe participante: Rozana Carvalho Pereira, Gesilane de O. Maciel José, Maria da Silva Santos, Daniel Russell Oliveira e Dayane Lopes de Medeiros.
Descrição: Este projeto de pesquisa tem por objetivo Investigar, sob a ótica da interseccionalidade, as experiências profissionais de mulheres negras, trans, travestis e estrangeiras participantes do Projeto IFMS Social - Curso de Cabeleireira do IFMS. A pesquisa adotará uma abordagem qualitativa, utilizando entrevistas semiestruturadas para aprofundar a compreensão das experiências e perspectivas das participantes do Curso de Cabeleireiro. Além disso, serão aplicados questionários para complementar a coleta de dados e identificar padrões nas respostas. Como resultado espera-se compreender a realidade das participantes e contribuir com a sugestão de projetos de cursos de capacitação para o publico pesquisado, que fomentem a inclusão e o reconhecimento dessas identidades no mercado de trabalho.
Aprovado no Edital 099/2023 - Proex/IFMS
Período de execução: 23/02/2024 a 05/12/2024
Coordenação: Profa. Gesilane de Oliveira Maciel José
Equipe participante: Profa. Rozana Carvalho Pereira (IFMS); estudantes do Curso Licenciatura em Química (IFMS) Viviane de Oliveira Rocha Barbosa e Sara Cubilha Aguiar; Profa. Tiana Andreza Melo Antunes (UFMS), estudantes do Curso Licenciatura em Letras (UFMS) Daiane Patrícia Neto e Emolly Karen Gonçalves Lages.
Descrição: O projeto visa oferecer rodas de leitura e escrita às pessoas privadas de liberdade no Estabelecimento Penal Masculino do município de Coxim/MS, dentro da previsão legal da remição da pena pela leitura. Tal remição, consiste em oportunizar ao custodiado a diminuição de quatro dias de pena com a leitura de uma obra literária, científica ou filosófica, de acordo com o seu nível de escolaridade, e verificação dessa leitura. O projeto será realizado em parceria com professores e estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS Campus Coxim, e tem como objetivo promover ações voltadas à ressocialização de pessoas privadas de liberdade em perspectiva de inclusão social e cidadã, por meio do acesso ao conhecimento literário e cultural. Os estudantes do IFMS e UFMS que participarão da execução do projeto poderão desenvolver habilidades de leituras literárias, compreensão do processo de correção de escrita e análise crítica textual, além de ampliar a visão a respeito de inclusão social e exercício da cidadania. Nesse sentido, o projeto possibilita que tenham uma formação humanística e, aprendam no cotidiano da academia a respeitar o direito à vida e ao bem-estar dos cidadãos.
Aprovado no Edital 099/2023 - Proex/IFMS
Período de execução: 23/02/2024 a 29/06/2024
Coordenação: Profa. Gesilane de Oliveira Maciel José
Equipe participante: Profa. Rozana Carvalho Pereira; Prof. Flavio Felix Medeiros, Berinaldo Bueno, Michele Nakazato, estudantes do Curso Licenciatura em Química Maria da Silva Santos Romano e Guilherme da Silva.
Descrição: O I Ciclo de Palestras do GPEDH – Grupo de Pesquisa em Educação, Diversidade e Direitos Humanos será realizado por meio de colóquios com a temática “Desafios para a Inclusão Social no contexto educacional”, e tem por objetivo estabelecer diálogos e reflexões entre os saberes locais, regionais e nacionais, por meio da investigação científica e da interdisciplinaridade, sobre as várias problemáticas sociais presentes no contexto escolar, como a discriminação, a violência e exclusão dos grupos em situação de vulnerabilidade social e/ou vinculados a diversidade com relação a distinção de raça, nacionalidade, etnia, gênero, classe social, cultura, religião, orientação sexual, identidade de gênero e deficiência. Assim, pretende-se realizar colóquios acadêmicos visando a promoção de um ambiente de diálogos entre participantes sobre diferentes temas da diversidade, com vistas a identificar possíveis caminhos coletivos e inovadores para as problemáticas discutidas, visando, sobretudo, a inclusão social em espaços escolares. A realização dos colóquios será de forma on-line, no período compreendido entre março de 2024 a junho de 2024, e pretende congregar especialistas e estudiosos dos mais variados setores da sociedade.
Aprovado no Edital 103/2023 - Propi/IFMS
Período de execução: 04/03/2024 a 30/11/2024
Coordenação: Profa. Gesilane de Oliveira Maciel José
Equipe participante: Profa. Rozana Carvalho Pereira; Michele Nakazato, estudantes do Curso Licenciatura em Química Suziane da Silva Araujo, Larissa Vieira de Carvalho e Jader Antunes de Sousa Elias.
Descrição: O projeto tem como objetivo ampliar o conhecimento sobre a diversidade e inclusão social junto aos servidores, e respectivamente aos estudantes do contexto do IFMS. Trata-se de um desdobramento de projeto anterior, aprovado no Edital nº 029/2022, em que foi realizado um levantamento de como a diversidade é tratada no contexto do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul - IFMS. Na ocasião, foram analisados alguns documentos institucionais e a estrutura para o atendimento e acolhimento do público da diversidade. Além disso, aplicou-se um questionário junto aos servidores, a fim de analisar sua percepção sobre o tema. A partir dos resultados obtidos com a pesquisa já realizada, pretende-se na presente pesquisa aprofundar na análise dos dados qualitativos e a partir desses indicadores e elaborar uma cartilha orientativa sobre diversidade e inclusão social no contexto do IFMS. Para a produção deste material gráfico, serão utilizados recursos das tecnologias digitais e aplicativos de inteligência artificial. Após a elaboração e publicação da cartilha no Portal Educapes, pretende-se divulgá-la junto aos servidores e estudantes. Como resultado, espera-se contribuir com a promoção, proteção e defesa dos direitos, em respeito à dignidade da pessoa humana. Cabe destacar, que partimos do princípio que a instituição educacional se configura como um local privilegiado que produz e reproduz conhecimento onde se definem ações pedagógicas, práticas e vivências dos direitos humanos. Nesse sentido, o projeto visa incentivar e ampliar os mecanismos pedagógicos que visem a inclusão, promova a diversidade e a valorização dos direitos humanos, combatendo o preconceito, a violência e toda forma de opressão social.
Aprovado no Edital - Fundect
Período de execução: out/2023 a ago/2024
Coordenação: Prof. Flávio Félix Medeiros
Descrição: Este projeto tem como objetivo geral promover, para a população idosa do município de Dourados – MS, o ensino e o acesso das tecnologias da informação e comunicação (TICs) bem como o combate às fake news, ou seja, notícias falsas que circulam por essas tecnologias. Para tal serão ministradas aulas e oficinas práticas sobre TICs e o combate à disseminação das fake news a idosos residentes no município de Dourados e região, sendo ofertadas 40 vagas aos interessados. Como resultado, espera-se ampliar as formas de interação dos idosos, promover a inclusão digital qualitativa e capacitar idosos a se tornarem usuários confiantes e autônomos. Como objetivos específicos destacam-se: Realizar um estudo bibliográfico sobre técnicas para combater a propagação de desinformações que possam causar danos à sociedade, fake news. Realizar um estudo bibliográfico sobre o processo de ensino e aprendizagem de TICs para idosos; Realizar oficinas teóricas e práticas com os idosos.
Aprovado no Edital 04/2023 - Proen/IFMS
Período de execução: 16/02/2023 a 22/06/2023
Coordenação: Profa. Rozana Carvalho Pereira
Equipe participante: Professores Claide Monteiro Gonçalves de Abreu, Raysa Luana da Silva Oliveira, Alexandra Lara de Souza Cereser, Marcos Luiz Berti, Flavio Felix Medeiros, Fabricia Ferreira de Souza Pereira e os estudantes voluntários Felipe Irikuchi Hoki, Arthur Henrique Barboza Cavalcanti Gonçalves, Samuel Pinho dos Santos, Guilherme Santos de Oliveira, Emanuel Lopes Miranda, Eduardo Lopes Miranda.
Descrição: Este projeto, considerando a multiplicidade de fatores que implicam na violência contra a mulher e o feminino, pretende alicerçar ações destinadas à prevenção da violência contra o feminino com o propósito de promover a integração social, vislumbrando o equilíbrio das relações de gênero e o empoderamento de mulheres para uma sociedade igualitária e harmônica. O início do projeto se dará com o evento no dia 11 de março de 2023 que será aberto a comunidade e estenderá através de ações multidisciplinares até 20 de dezembro de 2023. Espera-se contribuir para a conscientização de estudantes, familiares e a comunidade da não violência e do respeito para com a mulheres/ feminino, bem como de orientações efetivas aos estudantes do sexo masculino da importância de extirpar de nossa sociedade os índices de feminicídio.
Aprovado no Edital 029/2022 - Propi/IFMS - Iniciação Científica e Tecnológica
Período de execução: 08/08/2022 a 31/07/2023
Coordenação: Profa. Gesilane de Oliveira Maciel José
Equipe participante: Profa. Rozana Carvalho Pereira e os estudantes Ana Lucia Gomes Ribeiro (bolsista), Guilherme da Silva (bolsista), José Sandro Soares Filho (bolsista) e Maria da Silva Santos Romano (voluntária).
Descrição: Este projeto de pesquisa parte do princípio que a instituição educacional se configura como um local privilegiado que produz e reproduz conhecimento onde se definem ações pedagógicas, práticas e vivências dos direitos humanos. Um dos papéis que assume é o de incentivar e ampliar os mecanismos pedagógicos que visem a inclusão, promova a diversidade e a valorização dos direitos humanos, combatendo o preconceito, a violência e toda forma de opressão social. Assim, o objetivo é compreender o que é necessário para que se efetive o respeito à diversidade e a promoção dos direitos humanos nos campi do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul - IFMS. Para isso, pretende realizar um levantamento das diretrizes e regulamentos que abordam os temas Diversidade e Direitos Humanos no contexto do IFMS; em seguida verificar a estrutura física e de pessoal dos diferentes campi do IFMS para atendimento e acolhimento do público da diversidade; e por fim, mapear a compreensão dos servidores da instituição com relação a esses temas. A partir desses dados, pretende-se divulgar os resultados encontrados junto aos servidores e gestores, e assim, apresentar possíveis estratégias e ações que podem ampliar e fortalecer reflexões sobre a temática. Como resultados, espera-se contribuir com a promoção, proteção e defesa dos direitos e de reparação das violações, em respeito à dignidade da pessoa humana.
Aprovado no Edital 05/2023 - Proen/IFMS (com fomento)
Período de execução: 03/04/2023 a 15/12/2023
Coordenação: Profa. Gesilane de Oliveira Maciel José
Equipe participante: Prof. Flavio Felix Medeiros e os estudantes Maria da Silva Santos Romano (bolsista) e Guilherme Santos de Oliveira (voluntário).
Descrição: O Grupo de Pesquisa em Educação, Diversidade e Direitos Humanos (GPEDH) do IFMS tem desenvolvido ações que visam incentivar e ampliar os mecanismos pedagógicos voltados à inclusão, a promoção da diversidade e a valorização dos direitos humanos. Uma das ações em desenvolvimento refere-se à execução do Projeto de Pesquisa vinculado ao Edital nº 029/2022, no qual tem realizado estudos e pesquisas sobre a inclusão e a diversidade no contexto do IFMS. Como desdobramento dos primeiros resultados desse projeto, identificou-se a necessidade de criar conteúdos digitais para promover o acesso à informação aos temas ligados à diversidade no ambiente educacional, além de combater a desinformação, muito presente nas mídias digitais da atualidade. Para a execução dessa ação, esse projeto de ensino conta com a participação de estudante que já concluiu a disciplina ‘Educação e TDICs’, ofertada no 5º período do Curso Licenciatura em Química campus Coxim, no qual a partir dos estudos teóricos realizados, passou a conhecer o potencial das mídias digitais na educação e os recursos, funcionalidades e aplicativos que permitem ações interativas na web como um espaço inovador para o ensino e a aprendizagem. A proposta é que o estudante coloque em prática os conhecimentos apreendidos, e possa criar conteúdos digitais em redes sociais e um website do Grupo de Pesquisa, disponibilizando materiais variados, como: e-books, enquetes, atividades de interação, citações reflexivas, textos informativos, dicas e curiosidades visando a interação com os usuários sobre a temática. Espera-se ampliar o acesso à informação a toda a comunidade escolar envolvida com o IFMS, contribuindo dessa forma, com a promoção da diversidade e a valorização dos direitos humanos.
Página inicial do Instagram com conteúdos sobre diversidade
Divulgação na Página do Instagram sobre o Grupo de Pesquisa
Aprovado no Edital 006/2021- Proex/IFMS
Período de execução: mar/2021 a nov/2021
Coordenação: Profa. Gesilane de Oliveira Maciel José
Equipe: Professores Edvaldo Teixeira, Florinda Ramona Jara dos Santos e Ricardo Santos Porto e estudantes voluntárias Midiely da Silva Vieira Lobo e Nathalia da Silva Brito.
Descrição: O projeto visa oferecer rodas de leitura e escrita às pessoas privadas de liberdade no Estabelecimento Penal Masculino de Coxim/MS. A proposta está pautada na remição pela leitura preconizada na Lei de Execução Penal do sistema judiciário, que objetiva que o indivíduo cumpra sua pena de forma mais justa e humanizada. O objetivo é de promover ações voltadas à ressocialização de pessoas privadas de liberdade em perspectiva de inclusão social e cidadã, por meio do acesso ao conhecimento literário e cultural. Para isso, serão desenvolvidas diversas atividades de leitura e escrita que possibilitem interação social entre os participantes do projeto, o resgate da autoestima e a troca de momentos ociosos por momentos de estudo, de forma prazerosa e significativa. Os estudantes do Instituto Federal que participarão da execução do projeto poderão desenvolver habilidades de leituras literárias, compreensão do processo de correção de escrita e análise crítica textual, além de ampliar a visão a respeito de inclusão social e exercício da cidadania. Nesse sentido, o projeto possibilita que tenham uma formação humanística e, aprendam no cotidiano da academia a respeitar o direito à vida e ao bem estar dos cidadãos. Neste período de pandemia, serão desenvolvidas ações sem o contato presencial, por meio de aplicação de atividades dirigidas, envio de orientações por escrito das atividades literárias a serem realizadas, conforme já acordado com a unidade prisional.
Aprovado no Edital 026/2020 - Proex/IFMS
Período de execução: 01/07/2020 a 18/12/2020
Coordenação: Profa. Gesilane de Oliveira Maciel José
Equipe: Professores Florinda Ramona Jara dos Santos, Gleison Nunes Jardim e Ricardo Santos Porto e estudantes voluntários Midiely da Silva Vieira Lobo, Nathalia da Silva Brito e Silvia Rodrigues Mariano da Silva.
Descrição: O projeto visa oferecer rodas de leitura e escrita às pessoas privadas de liberdade no Estabelecimento Penal Masculino de Coxim/MS. A proposta está pautada na remição pela leitura preconizada na Lei de Execução Penal do sistema judiciário, que objetiva que o indivíduo cumpra sua pena de forma mais justa e humanizada. O objetivo é de promover ações voltadas à ressocialização de pessoas privadas de liberdade em perspectiva de inclusão social e cidadã, por meio do acesso ao conhecimento literário e cultural. Para isso, serão desenvolvidas diversas atividades de leitura e escrita que possibilitem interação social entre os participantes do projeto, o resgate da autoestima e a troca de momentos ociosos por momentos de estudo, de forma prazerosa e significativa. Os estudantes do Instituto Federal que participarão da execução do projeto poderão desenvolver habilidades de leituras literárias, compreensão do processo de correção de escrita e análise crítica textual, além de ampliar a visão a respeito de inclusão social e exercício da cidadania. Nesse sentido, o projeto possibilita que tenham uma formação humanística e, aprendam no cotidiano da academia a respeitar o direito à vida e ao bem estar dos cidadãos. Os encontros na unidade prisional acontecerão por meio de rodas de conversa e produção de resenhas. Neste período de pandemia, serão desenvolvidas ações sem o contato presencial, por meio de aplicação de atividades dirigidas, envio de vídeos e orientações por escrito das atividades a serem realizadas, conforme já acordado com a unidade prisional.
Aprovado no Edital 003/2019- Proex/IFMS
Período de execução: 05/11/2019 a 20/12/2019
Coordenação: Profa. Gesilane de Oliveira Maciel José
Equipe: Professores Florinda Ramona Jara dos Santos, Gleison Nunes Jardim e Ricardo Santos Porto e a biliotecária Vera Lúcia Solano Feitosa Porto.
Descrição: A remição pela leitura no âmbito do Sistema Penitenciário está preconizada na Lei de Execução Penal, em seu artigo 126, caput, como na Resolução nº 03/2009 do CNPCP, no Decreto Presidencial nº. 7.626/2011, Lei nº 12.433/2011 bem como na Recomendação 44/2013 do Conselho Nacional de Justiça, que objetiva uma execução penal cada vez mais justa e humanizada. Em vista disso, o projeto visa oferecer rodas de leitura e escrita para que a pessoa privada de liberdade possa ter acesso a leitura de forma prazerosa. O objetivo é de por meio do acesso ao conhecimento literário, proporcionar melhores condições de readaptação social, disseminar leitura nos espaços prisionais, proporcionar maior interação entre os internos e resgatar sua autoestima, trocando momentos ociosos por leitura e estudo. Os encontros acontecerão a cada quinze dias, com rodas de conversa e produção de resenha. Após a realização da resenha, os professores realizarão a correção, avaliando se a produção do texto atende os critérios mínimos exigidos nas normas de escrita e compreensão textual. Em seguida, as resenhas serão encaminhadas juntamente com as avaliações para o setor responsável da unidade penal, que é a responsável por realizar os trâmites internos para envio ao sistema jurídico, a fim de que a pessoa privada de liberdade possa remir 4 (quatro) dias por resenha considerada apta.
Registro do início do projeto de Remição pela Leitura
Literatura clássica em quadrinhos utilizada no projeto